segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Por que é Importante Monitorar dados em sistemas de Grades Computacionais


Antes de começar a falar do monitoramento em si vou contextualiza-los sobre o que na verdade trata-se um sistema de Grades Computacionais. Um abiemte de grade é potencialmente um sistema complexo distribuído globalmente que envolve um grande conjunto de componentes distribuídos geograficamente usado diversas series de aplicações. Os componentes descritos aqui incluem todo o software e hardware, serviços e recursos necessarios para aplicações. a diversidade desses componetes e seu grande numero de usuários os tornam vulneraveis a falhas. 
Por que monitorar um ambiente de Grade computacional? O monitoramento da rede é fundamental para a detecção de condições que possa levar a gargalos falhas ou fracassos, deste modo o monitoramento proporciona a grade um ambiente robusto confiavel e eficiente. 
O que monitorar em um ambiente de Grades? Nestes cenários deve-se observar todos  os pontos presente isso inclui software como por exemplo serviços, processos e sistemas operacionais, hardware como CPUs, discos rigidos, memorias e sensores, e a rede em si, como roteadores, Switch, largura de banda e latência. 
Por que é importante Monitorar dados em sistemas de Grades Computacionais? O monitoramento de dados é necessario para identificar problemas, para ajustar um sistema para este vir a ser ideal. Detecção de falhas e mecanismos de recorrencia são fundamentais ao monitoramento para ajudar a determinar se parte de um ambiente não esta funcionando como deveria, e se é viável reiniciar um componete ou redirecionar as solicitações de serviços para um outro lugar. 
Os dados colhidos pelo sistema de monitoramento pode vir a ser usado por um serviço que pode prever o desempenho deste modo este pode usar os dados do monitoramento como entrada para um modelo de previsão o que poderia ser usado por um programador para determinar quais componentes usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário