quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Analise da Pratica do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Computação.


Analise da Pratica do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Computação.

A cerca de mais ou menos um mês atrás conclui a disciplina de estágio supervisionado do curso de licenciatura em computação, essa disciplina é dividida em três grandes etapas afinal são preciso dezoito meses para realiza-la, sendo assim essa fica dividia em estágio I, II e III o estágio supervisionado neste curso requer uso de pratica pedagógica para mais informações a respeito veja em: http://nubigeno.wordpress.com/2011/12/20/consideracoes-sobre-o-estagio-supervisionado-de-licenciatura-em-computacao/ .
O que afinal aprendi neste período de observação e regência, que o estagio com toda certeza é de suma importância para formação de um bom profissional pois é justamente aqui que é posto a prova aquilo que você passou quatro anos colado em uma carteira de sala de aula aprendendo, no estagio tu vai a campo enfrentar seus demônios e por vezes derrota-los :).
No decorrer destes dezoito meses percebi algumas coisas boas e umas nem tanto na qual citarei na tabela logo abaixo:

=] Coisas boas! ;)

Percebi que a sala de aula não é tão ruim quanto pensei que ensinar aquilo que se sabe é simples o fato de se ter domínio do conteúdo passa confiança a seus alunos.
Percebi que não é só de sala de aula que se vive o licenciado em computação, pois aprendi o suficiente para levantar a cabeça e resolver os mesmos problemas que um bacharel em Ciência da Computação ou Sistema de Informação resolve.
Percebi que ser licenciado em computação é bem mais do que se sentar em uma cadeira de laboratório e fazer, criar usuários puramente clicadores posso moldá-los ao meu ver torna-los o meu espelho ou seja se o pai é bom o filho também pode ser.
Percebi que existe pessoas nas quais querem ver seus alunos progredirem explorando o potencial existente em cada um deles.
.. .. …........ …. … …..... …. …

=[ Coisas nem tão boas assim :(
Percebi que por onde é que form0s sempre haverá pessoas que se escorem em seu trabalho para poder subir, enfim essa é a escalada da vida.
Percebi que para muitos profissionais deste curso, existe à visão de que você esta sendo preparado apenas para sala de aula, essa visão esta um tanto quanto defasada, enxergando desta forma você profissional fechado acaba matando a capacidade de muitos de seus alunos, olhe a sua volta exitem pessoas com potenciais a serem explorados que simplesmente são travados por mentes medíocres.
Percebi que ao estagiar em projetos que podem trazer benefícios de alguma forma a sociedade tu é simplesmente ignorado e recebe nota de acordo com a dificuldade empregada na realização de seu trabalho fato é que quando mais difícil de ser realizado menor a chance de se alcançar notas altas por seu mérito.
Percebi que o conhecimento lhe foi dado de alguma forma entretanto tu fica limitado a realizar as tarefas de acordo com a cartilha da banca que lhe avaliará.
.. .. …........ …. … …..... …. …

Percebi também que não posso enumera tudo aqui pois poderia escrever um livro a respeito mais para isso é claro teria que melhorar muito a forma com que escrevo hehe =]
Enfim minha analise do estágio supervisionado da forma em que ocorre hoje pode ser muito proveitosa dependendo do professor na qual se realiza a disciplina ou pode nem ser tão proveitosa quanto poderia ter sido aos comandos de outros professores.

O FATO É QUE TIVE TRÊS BOAS EXPERIENCIA E UMA NEM TANTO EXITE PROFESSOR QUE SABE APROVEITAR OS ALUNOS QUE TEM E REALMENTE EXISTE AQUELES QUE FAZEM DE CONTA QUE SABEM” *.*
Aos bons meus sinceros agradecimento pois me tornaram uma pessoa melhor. Já aos ruins meu muito obrigado por roubarem o tempo que tinha para dedicar a coisas mais interessantes.

Um comentário:

  1. Boa Sr. Diego "bolas" esta parte aqui muito interessante: existe à visão de que você esta sendo preparado apenas para sala de aula, essa visão esta um tanto quanto defasada, enxergando desta forma você profissional fechado acaba matando a capacidade de muitos de seus alunos, olhe a sua volta exitem pessoas com potenciais a serem explorados que simplesmente são travados por mentes medíocres

    ResponderExcluir