sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Introdução a Banco de Dados parte 2


Modelo – ER Entidade Relacionamento

Este artigo é, parte da série Introdução a banco de dados, aqui irei descrever um pouco mais a fundo o Modelo Entidade Relacionamento, abordado em muitos livros e artigos como MER ou simplesmente ER, ao fim deste artigo saberemos como funciona a estrutura lógica de um banco de dados.


A primeira etapa no desenvolvimento de um projeto para banco de dados é a formulação de um modelo conceitual, definida em muitos livros como modelagem conceitual, o principal objetivo deste tipo de modelagem é obter uma descrição dos dados que serão armazenado em um banco de dados, um detalhe importante a ser lembrado aqui é que nesta etapa de desenvolvimento a implementação torna-se independente do uso de computador.


Modelo entidade Relacionamento é baseado na percepção do mundo real, que consiste em um conjunto de objetos básicos chamados entidade e nos relacionamentos entre esses objetos, a abordagem ER foi criada em 1976 por Peter Chen, na qual pode ser considerada um padrão para modelagens conceituais, isto por que até as técnicas mais recentes se baseiam no conceito criado por Chen.

Segundo Chen, a visão de uma dada realidade se baseia em relacionamento entre entidades, os quais retratam os fatos que governam esta mesma realidade, e a cada um (entidade ou relacionamento) pode possuir atributos (qualificadores desta realidade).
MODELO CONCEITUAL ao se utilizar a modelagem conceitual de dados com as técnicas de Entidades e Relacionamentos obtemos resultados e esquemas puramente conceituais sobre a essência de um sistema.

Quando Peter Chen Formulou a proposta de modelo entidade relacionamento, baseou-se não na visão de um sistema de aplicação como principio e sim na compreensão da realidade em que se situava o problema, perguntinha básica agora. Como iremos projetar um sistema se não entendemos o negócio para qual será realizado?
Chen dedicou-se a destacar a importância de reconhecer os objetos que compõem este NEGÓCIO, independente de preocupar-se com formas de tratamento das informações, procedimento programas. Estes objetos que desejamos conhecer e modelar para um sistema Chen Classificou em dois Grupos: Entidade e Relacionamentos.

O conceito fundamental da Abordagem ER é o conceito de ENTIDADE então diego o que é mesmo Entidade, Entidade é o conjunto de Objetos da realidade modelada sobre os quais deseja-se manter informações no banco de dados (Heuser 98). de maneira mais simples entidade trata-se daquele objeto que existe no mundo real com uma identificação distinta e com significado próprio. É importante ressaltar ainda que uma entidade é uma representação de uma classe de dados ou seja um conjunto de informações de mesmas características das quais suas instancias são na verdade ocorrências.
O modelo ER desenvolvido por Chen pode ser representado graficamente através de um diagrama entidade Relacionamento (DER) Em um DER, uma entidade é representada através de um retângulo que contém o nome da entidade.


Relacionamentos são os conjuntos de associações entre entidades,além de se especificar os objetos sobre os quais deseja-se manter informações de um DER deve permitir as especificações das propriedades dos objetos que serão armazenados no Banco de Dados, uma das propriedades sobre as quais pode ser desejável manter informações a respeito é justamente sobre as associações entre objetos, em um DER, um relacionamento é representado através de um Losango ligado por linhas aos retângulos desta forma representa-se as entidades que participam do Relacionamento. Abaixo segue um exemplo.



Como vimos o modelo Entidade Relacionamento é usado na modelagem de banco de dados Conceituais, na qual é baseado na percepção do mundo real.
Vou ficando por aqui até um próximo post onde venho detalhando mais um pouco o modelo ER sugestões e criticas nos comentários.


A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
Paulo Freire


fontes:
Projeto de Banco de Dados. - Carlos Alberto Heuser.
Projeto de Banco de Dados Uma Visão Prática. - Felipe Machado & Mauricio Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário