quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Introdução a Banco de Dados


Banco de Dados



Este artigo irá abordar os conceitos básicos da área de banco de dados que são requisitos necessários para compreensão para projetos de banco de dados. Deste modo este artigo será bem conceitual abordando conceitos como Banco de Dados, Sistema de Gerencia de banco de dados e Modelo de dados, afim de desmistificar o leitor totalmente leigo a respeito do assunto, ao fim deste artigo você saberá o que é:

Banco de Dados; 
SGBD; 
Modelo de dados;
BANCO DE DADOS

O termo banco de dados consiste em uma coleção de dados inter-relacionados na qual representam informações sobre um domínio em específico, deste modo intende-se que banco de dados seja um conjunto de dados integrados que tem por objetivo atender uma comunidade de usuários em comum[ Koth & Silberschatz   94; Heuser 98].
Quando comecei a disciplina de banco de dados em meados de 2009 uma duvida grande pairava sobre minha cabeça na qual não me deixava dormir direito, pouco tempo depois percebi que essa duvida não era só minha mas sim de muitos programadores e analista com um certo grau de experiencia, então para que não percamos muito tempo procurando sanar uma possível duvida compartilharei qual foi um de meus problemas na hora de aprender Banco de dados.
Pois é Qual a diferença entre Informação e Dado, pode não parecer algo difícil de se responder, no entanto isso complicou um pouco de minha vida no começo, deixando um pouco de conversa vamos ao que interessa.
A INFORMAÇÃO é o que nos acrescenta algo ao conhecimento, sobre a realidade ser analisada. Exemplo a quantidade de um determinado produto em estoque, é uma INFORMAÇÃO. Este conhecimento pode ser (ou não) Modelado (REGISTRADO).
O DADO é uma representação, um registro de uma informação. Este dado pode ser registrado fisicamente através de um papel, um disco Rígido (HD) memórias Flashs, etc. Este registro pode ser originador de uma série de processos que influenciam na realidade observada.
É importante que se tenha em mente que o tratamento das INFORMAÇÕES dá origem a vários tipos de DADOS, porém o DADO deve conter apenas os aspectos relevantes da INFORMAÇÃO.
Com base nas informações citadas a cima já são capazes de construir o Mini Mundo de um Banco de dados, Mini mundo é na verdade todo o Contexto no qual o banco de dados atua e na qual todo seu esquema lógico é baseado.


SISTEMA DE GERÊNCIA DE BANCO DE DADOS “SGBD”


Sistema de Gerência de Banco de Dados trata-se de um sistema de manutenção de registro por computador envolvendo quatro componentes básicos, -Dados, -Hardware, -Software e -Usuários.
Para [Date91] o sistema de banco de dados pode ser considerado como uma sala de arquivos eletrônicos, no entanto na literatura, podemos encontrar definições mais fácil de se compreender para Heuser 98, Sistema de gerência de dados é o software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração dos dodos ou seja para manter um banco de dados são usados Sistemas de gerência de banco de dados “SGBD”.
Para o momento é necessário apenas que saibam que no mercado existe uma infinidade de Softwares SGBD, não entrarei mais em detalhes pois isto ficará para um próximo Post.


MODELO DE DADOS...

Modelo de dados pode ser compreendido como uma descrição formal da estrutura de um banco de dados, ou seja, trata-se da descrição dos tipos de informações que estão armazenadas no banco, para construir um modelo de dados, usa-se uma linguagem de modelagem de dados. Linguagens de modelagem de dados podem ser classificadas de acordo com a forma de apresentar modelos, em linguagens textuais ou linguagens gráficas.
No projeto de banco de dados, normalmente são considerados dois níveis de abstração de modelo de dados, o do modelo conceitual e o do modelo lógico .
MODELO CONCEITUAL é uma descrição do banco de dados de forma independente de implementação em um SGBD. O modelo conceitual registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas não registra como estes dados estão armazenados a nível de SGBD. de maneira mais simples intende-se como modelo de dados abstratos, que descreve a estrutura de um banco de dados de forma independente de um SGBD em particular para o desenvolvimento deste tipo de modelo normalmente é usado a abordagem entidade-relacionamento (ER) que será descrita a fundo nos próximos posts =D
MODELO LÓGICO é uma descrição de um banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD. Assim, o modelo lógico é dependente do tipo particular de SGBD que está sendo usado , de forma mais simplificada possível modelo lógico pode ser encarado como modelo de dados que representa a estrutura de dados de um banco de dados conforme vista pelo usuário do SGBD .
Como dito este post foi encarado de forma bem conceitual não tinha como ser mais resumido devido à complexidade do assunto abordado, Banco de dados é uma disciplina relativamente fácil se bem compreendida deste modo é primordial que se tenha bastante atenção em alguns quesitos, e até o próximo post sugestões e criticas deixem nos comentarios...


Ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. (Paulo freire)



fontes:
Projeto de Banco de Dados. - Carlos Alberto Heuser.
Projeto de Banco de Dados Uma Visão Prática. - Felipe Machado & Mauricio Abreu
Sistema de Banco de Dados - Henry F. Korth, Abraham Silberschatz, S. Sudarshan
Introdução a Sistemas de Bancos de Dados - Date, C. J




Nenhum comentário:

Postar um comentário